quarta-feira, 28 de abril de 2010

Exemplos de Falhas na Comunicação


Às vezes lemos e/ou ouvimos certas palavras, que ao incorporá-las ao nosso contexto de vida damos um novo significado a elas, e isso ocasiona uma falha na comunicação. Haja vista que não captamos a essência desta em seu real contexto, e assim a comunicação não foi transmitida.

Veja alguns exemplos de falhas na comunicação, e como essas ocasionam diversos transtornos na vida pessoal, profissional e social de uma pessoa:

1. ERRO POR DEFASAGEM NO UNIVERSO VIVENCIAL

Um dentista recém formado decidiu iniciar sua carreira numa cidade do interior do Amazonas, movido pelo idealismo de ajudar uma população carente.
Cônscio de suas responsabilidades, procurava dar orientações e exemplos práticos a fim de orientar seus pacientes sobre os cuidados que deveriam ser tomados para evitar hemorragia após a extração de dentes.
Assim, entre outros conselhos, invariavelmente citava: “nada de café quente na boca”.
Qual não foi sua surpresa quando um de seus pacientes apareceu no dia seguinte à extração com a boca toda inchada.
Ao lhe perguntar o que tinha acontecido, ele respondeu que não sabia, pois tinha feito direitinho tudo o que o doutor havia mandado: “tomei café quente e fui nadar”...

Antídoto: Antes de se comunicar com pessoas de ambientes culturais diferentes do seu, procure se familiarizar com os usos costumes da localidade, a fim de evitar termos que podem ter conotações distintas.

3. ERRO POR PRESUNÇÃO ESTEREOTIPADA

Um homem que estava desempregado candidatou-se para ser faxineiro da Microsoft.
A selecionadora que o entrevistou, aplicou um teste prático pedindo para que ele varresse o chão. Considerando-o aprovado lhe disse:
"O serviço é seu. Me informe o seu e-mail para que lhe eu envie a ficha de inscrição, data e a hora em que você deverá se apresentar para o serviço".
O homem, desesperado, respondeu que não tinha computador, muito menos e-mail.
A selecionadora disse então que lamentava o ocorrido, mas que a ausência de e-mail significava que virtualmente o homem não existia, e que, como não existia, não poderia trabalhar na Microsoft.
O homem saiu desesperado, sem saber o que fazer e, com somente 10 dólares no bolso, decidiu então ir ao supermercado e comprar uma caixa com 10 quilos de tomates. Indo de porta em porta, resolveu vender os tomates por quilo e, em menos de duas horas, já tinha conseguido duplicar seu capital. Depois de repetir a operação mais três vezes, voltou para casa com 60 dólares.
Com o passar do tempo, o homem verificou que podia sobreviver dessa maneira. Todos os dias saia de casa cada vez mais cedo e chegando do trabalho cada vez mais tarde.
Pouco tempo depois comprou uma kombi, que depois trocou por um caminhão, chegando a ter uma pequena frota de veículos para distribuição.
Cinco anos depois, o homem se tornou dono de uma das maiores Distribuidoras de Alimentos dos Estados Unidos.
Pensando no futuro da família, decidiu fazer um seguro de vida. Chamou um corretor, acertou um plano justo e, quando concluiu a transação, o corretor lhe pediu um endereço de e-mail para enviar a proposta. O homem respondeu que não tinha e-mail.
Curioso, o corretor lhe disse: "Você não tem e-mail e chegou a construir esse império.
Imagine o que você seria se tivesse um e-mail!".
E o homem respondeu:
"Seria faxineiro da Microsoft!"

* Moral da história 1: a Internet sozinha não soluciona a vida de ninguém;
* Moral da história 2: se você quer ser faxineiro da Microsoft, procure ter um e-mail;
* Moral da história 3: Se você não tem um e-mail, mas trabalha muito, pode se
tornar milionário;

Antídoto: O uso de estereótipos parte de idéias preconcebidas que refletem uma postura reducionista ao julgar um interlocutor pela simples aparência. Infelizmente, na sociedade credencialista em que vivemos, este tipo de erro ocorre com muita freqüência. Para evitá-lo basta permitir que as pessoas mostrem seu valor intrínseco, ao invés de avaliá-las pela procedência.


5. ERRO POR FALTA DE PONTUAÇÃO, ENSEJANDO MÚLTIPLAS INTERPRETAÇÕES

(Texto retirado do livro "História para viver feliz" de Rosana Braga)

Um homem rico estava muito mal. Pediu papel e pena e escreveu assim:
Deixo meus bens à minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do padeiro nada dou aos pobres.

Morreu antes de fazer a pontuação. A quem deixava ele a fortuna? Eram quatro concorrentes.

1) O sobrinho fez a seguinte pontuação:
 Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.

2) A irmã chegou em seguida. Pontuou assim o escrito:
Deixo meus bens à minha irmã. Não a meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.

3) O padeiro pediu cópia do original. Puxando a brasa para sua sardinha, interpretou:
Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.

4) Aí, chegaram os descamisados da cidade. Um deles, sabido, fez esta interpretação:
Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do padeiro? Nada! Dou aos pobres.

Assim é a vida. Nós é que colocamos os pontos. E isso faz a diferença.

Antídoto: Nunca subestime a importância de uma pontuação correta. Sobretudo se sua ausência der margens a interpretações que podem gerar conflitos de interesses, como o ocorrido no texto acima.


7. ERRO NA TRANSMISSÃO DE UMA MENSAGEM POR UTILIZAÇÃO DO FAMOSO “TELEFONE SEM FIO”

De: Diretor Presidente
Para: Gerente

Na próxima sexta-feira, aproximadamente às 17hs, o cometa Halley passará nesta área. Trata-se de um evento que ocorre somente a cada 76 anos. Assim, por favor, reuna os funcionários no pátio da fábrica, todos usando capacete de segurança, quando explicarei o fenômeno a eles. Se estiver chovendo, não poderemos ver o raro espetáculo a olho nu. Sendo assim, todos deverão dirigir-se ao refeitório, onde será exibido um filme-documentário sobre o cometa Halley.


De: Gerente
Para: Supervisor

Por ordem do Diretor Presidente, na sexta-feira, às 17hs, o cometa Halley vai aparecer sobre a fábrica. Se chover, por favor, reúna os funcionários, todos de capacete de segurança, e os encaminhem ao refeitório, onde o raro fenômeno terá lugar, o que acontece a cada 76 anos a olho nu.

De: Supervisor
Para: Encarregado de Produção

Na sexta-feira, às 17hs, o Diretor, pela primeira vez em 76 anos, vai
aparecer no refeitório da fábrica para filmar a Banda Halley, o famoso cientista nu e sua equipe. Todo mundo deve estar lá de capacete, pois será apresentado um show sobre a segurança na chuva. O Diretor levará a banda para o pátio da fábrica.

De: Encarregado de Produção
Para: Mestre

Todo mundo nu, sem exceção, deve estar com os seguranças no pátio da fábrica na próxima sexta-feira, às 17hs, pois o Diretor manda-chuva e o Sr. Halley, guitarrista famoso, estarão lá para mostrar o raro filme "Dançando na Chuva". Caso comece a chover mesmo, é para ir pro refeitório de capacete na mesma hora. O show será lá, o que ocorre a cada 76 anos.

De: Mestre
Para: Todos os Funcionários

Na sexta-feira, o chefe da Diretoria vai fazer 76 anos, e liberou geral pra festa, às 17hs no refeitório. Vai estar lá, pago pelo manda-chuva, Bill Halley e Seus Cometas. Todo mundo deve estar nu e de capacete, porque a banda é muito louca e o rock vai rolar solto até no pátio, mesmo com chuva.

Antídoto: Quando uma mensagem tiver que percorrer muitos elos de uma cadeia de comunicação, a probabilidade de ocorrerem distorções é muito alta. Seja pelo subjetivismo que faz com que as pessoas tendam a valorizar aspectos diferentes de uma mesma informação, seja pelo famoso princípio de “quem conta um conto, aumenta um ponto”. Assim, qualquer que seja o canal utilizado para a transmissão de uma mensagem, vale checar se o que foi recebido confere com a intenção original.


Acesso em: 27 abril 2010.


Erro de comunicação.... olha a confusão que uma conclusão precipitada pode causar.?
Em um determinado país foi criado um programa de incentivo à natalidade, pois o número de habitantes estava caindo e a proporção de idosos crescia assustadoramente.
Necessitando de mão-de-obra, o governo decretou uma lei que obrigava os casais a terem um certo número de filhos. Previa também uma tolerância de cinco anos após o casamento, fim dos quais, o casal deveria ter pelo menos um pimpolho.
Aos casais que no fim do prazo não conseguissem ter um filho, o governo destacaria um agente auxiliar para que a criança fosse gerada.
Neste cenário se deu o seguinte diálogo entre um casal:

MULHER: Querido, completamos hoje 5 anos de casamento!

MARIDO: É... Querida e, infelizmente não tivemos um filho sequer.

MULHER: Será que eles vão mandar o tal agente?

MARIDO: Não sei... Talvez mandem.

MULHER: E se ele vier?

MARIDO: Bem, eu não posso fazer nada.

MULHER: E eu, menos ainda...

MARIDO: Vou sair, já estou atrasado para o trabalho.

Logo após a saída do MARIDO, bateram à porta: TOC, TOC, TOC!!!! A MULHER abriu e encontrou um HOMEM de boa aparência à espera.

(Tratava-se de um fotógrafo que saiu para atender um chamado de uma família que queria fotografar sua criança recém-nascida, mas que por um engano, errara o endereço procurado.)
E o seguinte diálogo se seguiu: HOMEM: Bom dia! Eu sou...

MULHER: Ah, já sei! Pode entrar.

HOMEM: Obrigado. Seu esposo está em casa?

MULHER: Não. Ele foi trabalhar.

HOMEM: Presumo que esteja a par da minha vinda aqui?!...

MULHER: Sim, o meu marido também já está sabendo de tudo. E, eu concordo .

HOMEM: Ótimo. Então vamos MULHER: Mas já? Tão rápido...

HOMEM: Preciso ser breve, pois tenho ainda 16 casas para visitar, ainda hoje.

MULHER: Minha nossa! O senhor agüenta?

HOMEM: O segredo é que eu gosto do meu trabalho, me dá muito prazer!

MULHER: Então vamos começar. Como faremos e onde você prefere?

HOMEM: Permita-me sugerir: - Uma no quarto, duas no tapete, duas no sofá e, uma em pé ao lado da mesinha do telefone.

MULHER: Serão necessárias tantas?

HOMEM: Bem, talvez possamos acertar na mosca já na primeira tentativa.

MULHER: O senhor já visitou alguma casa neste bairro?

HOMEM: - Não, mas tenho comigo uma variedade de amostras do meu trabalho e... (mostrou algumas fotos de crianças).
- Não são lindas??

MULHER: Como são belos estes bebês! Foi o senhor mesmo quem fez?

HOMEM: Sim. Veja esta aqui, por exemplo, foi conseguida na porta do supermercado.

MULHER: Que horror! O senhor não acha muito público?

HOMEM: Sim, mas a mãe queria muita publicidade.

MULHER: Eu não teria coragem!!!

HOMEM: Esta aqui foi em cima do ônibus.

MULHER: Cacilda!!!

HOMEM: Foi um dos serviços mais difíceis que já fiz.

MULHER: Claro, eu imagino!

HOMEM: Esta foi feita no inverno, em um parque de Diversões.

MULHER: Credo! Como o senhor conseguiu? Não sentiu frio?

HOMEM: Não foi fácil! Como se não bastasse a neve caindo, tinha uma multidão em volta.Quase não consegui acabar.

MULHER: Ainda bem que sou discreta, e não quero ninguém nos olhando.

HOMEM: Ótimo, eu também prefiro assim. Agora, se me der licença, eu preciso armar o tripé.

MULHER: Tripé?!!!

HOMEM: Sim madame, pois o negócio, além de pesado, depois de armado mede quase um metro.

MULHER
desmaiou...


Acesso em: 27 abril 2010



Conheça os sete principais erros na comunicação no trabalho

Por: Karla Santana Mamona
01/03/10 - 10h50
InfoMoney

SÃO PAULO - Você já parou para pensar como é a sua comunicação no ambiente de trabalho? Pois saiba que essa análise pode ajudar a evitar diversos problemas com os colegas, a chefia, os clientes e os fornecedores.
De acordo com o especialista em comunicação verbal e focada em gestão de pessoas, Reinaldo Passadori, as empresas têm buscado profissionais competentes na comunicação, principalmente na verbal.
Ele afirma ainda que, para ter uma comunicação eficiente, é necessário que os profissionais façam uma reflexão sobre a forma que interpretam os fatos, como compreendem o próximo e como tratam as pessoas.
Erros de comunicação
Para melhorar a comunicação no ambiente corporativo, é necessário evitar alguns erros. Confira abaixo os sete principais pecados na comunicação que foram listados por Passadori:

1.         Apatia: o contrário é a empatia, que nada mais é do que a capacidade de se colocar no lugar do outro, compreendendo o nível sociocultural e o temperamento. Ser empático é ser generoso com o outro. Com voz serena, mas firme, pode-se articular palavras com calma, confiança, polidez, o que torna a comunicação mais atraente.

2.         Insegurança: profissionais inseguros geralmente se comportam de maneira agressiva, o que pode causar medo e intimidação. Quem se conhece verdadeiramente detém o controle de seus atos, gestos e palavras. Uma pessoa assertiva defende suas ideias e direitos e, ao mesmo tempo, procura aceitar os dos outros, o que deve ser feito!

3.         Impaciência: quando se é impaciente, é difícil ensinar e aprender, já que não há espaço para a observação e o intercâmbio de informações. Uma postura sábia requer dar o tempo de maturação necessário aos acontecimentos e também tomar decisões firmes de forma serena, sem 'atropelos'.

4.         Incoerência: é a diferença entre falar, defender uma ideia, valores ou posição e não seguir os discursos e as ideias apregoados. Esse comportamento desperta desconfiança e descrédito, pois as pessoas acreditam que a qualquer momento o incoerente poderá mudar de lado, sem se importar com os desdobramentos das suas atitudes.

5.         Prolixidade: ser excessivamente longo, cansativo e entediante numa conversa ou texto é um dos maiores pecados da comunicação. Geralmente, o prolixo não reconhece que sua expressão é confusa, cheia de palavras repetidas ou sem um significado importante e que os ouvintes não prestam atenção justamente pela falta de objetividade.

6.         Ignorância: falta de conhecimento, sabedoria e instrução sobre determinado tema, ou mesmo acreditar em algo falso, não tendo discernimento. Saber que existe mais conhecimento e profundidade em um assunto, porém, não buscar isso. Fazer pouco caso da importância do saber, e agir como se não precisasse do outro. 

7.         Arrogância: caracteriza a falta de humildade, alguém que não deseja ouvir, aprender algo que não saiba ou estar no mesmo nível do seu próximo. Contraposta, a humildade é uma das qualidades mais difíceis de exercer. Porém, humilde não significa ser fraco perante a posição que ocupa. Pode-se nascer com essa característica ou trabalhar para adquiri-la. A humildade é saber ouvir, sem passar por cima do outro, é ser reverente e ter conhecimento exato do que não se é.


Acesso em: 27 abril 2010

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4 comentários:

  1. O que podemos fazer como futuros educadores para mostrar aos nossos alunos como é importante conhecer o universo da língua portuguesa? Será que as "falhas na comunicação" oferecem prejuízos na compreensão da mensagem? E se oferecem como podemos fazer para evitá-las?
    Adriana Maria - pólo: Paracambi
    P.s.: Adorei os textos! Uma leitura divertida e cheia de questionamentos.

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  2. Pessoal vamos nos comunicar? Esse blog é para discutir sobre o trabalho. Precisamos explorá-lo ao máximo, não podemos desperdiçar o que a Sílvia fez.
    Abraços.

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  3. Olá, Adriana e demais integrantes do grupo Interdisciplinaridade!

    São tantos questionamentos que nós educadores nos deparamos a respeito da Língua Portuguesa né? Acho que não há dúvida que uma mensagem mal compreendida pode causar sérios danos, afinal a interpretação decorre do contexto no qual nosso receptor se encontra imerso. Penso que antes de se estabelecer um diálogo com qualquer pessoa, precisamos conhecer seu universo cultural para que assim possamos utilizar uma linguagem característica daquele grupo. E vocês o que acham? Vamos gente participar, não sejam tímidos, pois a troca de opiniões enriquece conhecimentos, e evita uma "falha na comunicação". rsrs
    Beijos

    Silvia Peres Soares - Pólo Nova Iguaçu

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  4. A garotada de hoje em dia só quer saber de celular, eu mantenho um programa de monitoramento nos celulares dos meus filhos para ficar de olho no que eles estão fazendo ou acessando. é muito bom o programa recomendo. https://brunoespiao.com.br/espiao-de-hangouts

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